No feriado de Proclamação da República, 15 de novembro de 2017 às 5 horas da manhã iniciou-se mais uma Excursão do Grupo Excursionista Agulhas Negras, dessa vez com o objetivo de alcançar o topo da Pedra do Baú. Ano marcado pela comemoração dos 55 anos do GEAN que está em plena atividade. Com esforço de todos da Diretoria e dos Guias Voluntários, estão sendo realizados diversos eventos marcantes neste período para ficar no Legado da Instituição, enriquecendo um pouco mais Sua história e demonstrando que o Clube está em plena atividade.
Depois de três horas e meia de viagem chegamos ao ponto final de encontro, o estacionamento do Restaurante Pedra do Baú. Todos os participantes reunidos, o Líder da Excursão deu as boas vindas a todos, tivemos um bate-papo rápido e distribuição dos equipamentos individuais de segurança. Iniciamos a trilha de aproximação com 10 Geanistas e 7 amigos do GEAN. O clima estava perfeito, algumas nuvens nos protegendo do sol e o vento refrescando nossa caminhada. Paramos no Mirante principal que fica aproximadamente no meio da trilha, tiramos algumas fotos e continuamos subindo até chegar a base da Pedra.
Já na base, os participantes foram orientados sobre como usar corretamente os equipamentos de montanhismo, todos preparados e equipados. Fizemos o encordamento à francesa em todos os participantes e uma conferência mútua para garantir a segurança do grupo, conforme sugerido nos manuais de escalada.
O Geanista Oswaldo Sampaio iniciou sua cordada independente, com a participação de sua esposa e de sua filha Amanda de apenas 6 anos de idade, surpreendendo a todos. A cordada do GEAN, teve o Guia Sérgio Pêgas iniciando com o apoio do Participante mais experiente, Diego Gigante fechando a fila. Com muita coragem, todos os Geanistas e Amigos do GEAN iniciaram a ascensão da Via Ferrata da Face Norte do Baú seguindo as orientações de segurança, sempre com cautela, atenção, prudência e respeito à Montanha. Teve também muito entrosamento, espírito de equipe, algumas fotos, satisfação e alegria de todos durante a subida, principalmente daqueles que estavam fazendo esta atividade pela primeira vez, com um pouco de trânsito e espera da passagem de outros grupos, coseguimos fazer toda a subida em aproximadamente uma hora e meia.
Durante a subida, sem nada combinado, tivemos a satisfação de avistar de perto e saudar as escaladoras Karina Filgueiras e Nereida Rezende tocando para cima na Via Transbaú. Já garantindo um encontro muito especial, algumas fotos e um agradável bate-papo vertical com elas. Logo depois os Geanistas um a um foram vencendo as escadas e chegando ao topo da Pedra com o sentimento de satisfação, tranquilidade, euforia e sem desistências. Primeiramente nos dirigimos ao Mirante Leste, onde temos uma vista surreal da Pedra do Bauzinho e Vale do Paiol. Avistamos também parte de Campos do Jordão e um pequeno pedaço da cidade de Taubaté que de longe podemos avistar sua paisagem urbana. Todos fizeram seus lanches, tiraram várias fotos e decidimos ir até o Mirante do Oeste do lado oposto da Pedra, onde temos a visão incrível de todo Vale da divisa com Minas Gerais, da Pedra Ana Chata e da Cidade de São Bento do Sapucaí.
Depois de cerca de duas horas preparamos e fizemos uma nova verificação de todo equipamento e iniciamos a descida até a base, que dessa vez com trânsito mais livre conseguimos transpor em pouco mais de uma hora. Chegando à base todos se preparando para finalizar a trilha, mais uma vez encontramos as Escaladoras Karina e Nereida, elas desceram um pouco depois de nós. Iniciamos o caminho de volta até o Restaurante, onde ficaram os veículos, aproveitamos a ótima infraestrutura do local, nos alimentamos e todos com sentimento de satisfação e dever cumprido iniciamos o caminho de volta para a casa. A atividade foi ótima, sem problemas e sem imprevistos.
Por: Ségio Pêgas Júnior, sócio nº 960.