Pico das Agulhas Negras – Via Normal – 08 de outubro de 2017

No dia 8 de outubro, o Grupo Excursionista das Agulhas Negras, realizou a via normal do Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do estado do RJ, mas tudo começou no dia anterior, onde previsão do tempo indicava grande possibilidade de chuva para o domingo deixando a diretoria em alerta, mas preferindo não desmarcar a atividade e acreditar que a previsão estava errada.

Dia 08 de outubro, o grande dia, 23 pessoas confirmadas saindo de Resende às 5 da manhã em direção a portaria do PNI, todos com pensamentos positivo para que a chuva prevista não caísse. Na subida da serra uma forte serração, que deu aquele pensamento de esperança: “as nuvens estão baixas”, quando chegamos à portaria do parque, o céu estava começando ficar azul e indicava que teríamos um ótimo dia.

Logo após todos desembarcarem, partimos para a famosa caminhada de 3 km até o abrigo Rebouças, onde os guias passaram as informações e equipamentos necessários, e logo iniciarmos a caminhada em direção ao cume. Todos estavam animados, caminhando em direção a base das Agulhas Negras em um bom ritmo até chegar à primeira rampa, onde se tem que ter mais cuidado e atenção, com a ajuda dos guias e de membros do grupo, todos iam confiando em suas botas deixando para trás as rampas e logo chegamos à divisão da trilha via Pontão e a via Normal, pegamos sentido via Normal e começamos a escalaminhada em direção ao cume. Com espírito de grupo prevalecendo em todos e segurando firme nas pedras, logo passamos pelo primeiro útero, que é um buraco entre duas pedras que se passa deitado, e continuamos a escalaminhada, até chegar à última parte de maior dificuldade, de novo passar deitado entre duas pedras, mas com ajuda de todos, todos os participantes passaram e já podia sentir aquele gostinho, o cume está logo ali e batia aquele animo. Por volta 12:00, 23 pessoas atingiram o cume das Agulhas Negras pela via Normal, incrível, sem trabalho em grupo não seria possível, uma ótima trilha, um grupo sensacional, onde a união prevaleceu e objetivo cumprido.

Depois de realizar o tradicional lanche no cume e bater a foto com a bandeira, começamos a descer pela via Pontão, como na subida o grupo prevaleceu unido e realizamos uma ótima descida, com direito a um banho dos integrantes na represa. E assim terminamos nosso dia, revigorados pela montanha, que lá trás o sol refletia o esplêndido Pico das Agulhas Negras.

Foi um ótimo dia, tudo ocorreu bem e só temos a agradecer a toda diretoria por nos proporcionar momentos incríveis e principalmente a Deus por ter colocados essas pessoas tão boas em nossas vidas.

Por: Laiza Freitas Rodrigues da Paiva (sócia nº 976) e Rodrigo César Lima Moreira (sócio nº 977).