Desde que me associei ao GEAN, em 2015, eu vinha alimentando o desejo de participar de uma Abertura de Temporada de Montanhismo no Rio de Janeiro. Os compromissos familiares e profissionais vinham me impedindo, mas dessa vez eu consegui…
Aquele domingo começou bem cedo para mim, já que eu havia me comprometido a auxilar na montagem do stand do GEAN, mas a expectativa era tão grande que nem senti sono ao acordar tão cedo para percorrer dirigindo os quase 200km que me separavam do meu objetivo.
A chegada à Praça General Tibúrcio foi o primeiro impacto daquele dia, o sol ainda estava tímido mas o local já pulsava com a energia dos diversos clubes, entidades, lojas e lanchonetes finalizando a organização dos seus stands. No nosso cantinho a harmonia entre os associados era tão boa quanto aquela presente nas atividades de montanha. Todos trabalhavam com satisfação e dedicação para que o resultado fosse o melhor possível.
Já com tudo pronto, era hora de aproveitar. Caminhar pelo evento ou simplesmente observar o entorno era algo muito satisfatório, pois o que se via eram pessoas que comungam da mesma paixão em momentos de intensa confraternização. Por todos os lados podíamos ver amigos se reencontrando, desenterrando histórias e traçando novos planos, tudo sempre com aquele característico brilho nos olhos de quem se conforta ao conectar-se com a montanha de alguma maneira.
Além de toda essa confraternização o evento conta ainda com palestras, oficinas, premiações, comercialização de material de montanhismo, show musical e a divertidíssima gincana interclubes, na qual o GEAN se esforçou bastante, mas não conseguiu alcançar a vitória como no ano anterior.
Para mim o que ficou marcado foi a percepção que tive de como o GEAN é reconhecido e respeitado nesta comunidade. Inúmeras foram as vezes que recebemos em nosso stand pessoas que relatavam ter conhecido as montanhas do Itatiaia durante atividades do grupo. Muitos outros perguntavam pelos nossos associados mais antigos, como o saudoso Cel. Santiago e o lendário “Sôduardo”! Senti-me ainda mais honrado por fazer parte disso tudo…
Agora posso dizer: estive na edição 2018 da ATM Rio nas Montanhas e voltei pra casa com a certeza de que essa havia sido apenas a primeira de muitas que ainda participarei!
Por: Fabio Lima Rocha, sócio nº 947.